domingo, 21 de março de 2010

LEITURA


Além de estimular a capacidade de ler, a família e a escola têm o dever de também estimular o prazer pela leitura a fim de que se construam sujeitos leitores aptos a construírem as competências necessárias á apreensão e produção de textos.
No livro A importância do ato de ler, Paulo Freire, relatando reminiscências de sua infância afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita amplia a possibilidade e abre novos horizontes para a leitura do mundo.
Quando não se é um bom leitor de textos, a leitura de mundo também fica comprometida e dessa forma diminui as possibilidades de compreensão da realidade social e de intervenções visando à transformação da sociedade.
Ler é relacionar o texto, o contexto e as experiências prévias do leitor.
Isto por que a leitura é um processo em que se evidencia a interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor: o conhecimento lingüístico; o conhecimento textual e o conhecimento de mundo. o ato de ler caracteriza-se como um processo interativo.

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